Tutorial – Como montar Fita LED RGB (127/220v)

Decorar o ambiente é sempre agradável e as fitas de LED tem sido um grande aliado dos decoradores, usado geralmente em sancas de gesso ou para criar climas as fitas tem sido bastante procuradas no mercado, entre elas, as fitas de LED RGB ganham espaço também para criar ambientes personalizados.

Tutorial – Como montar Fita LED RGB (127/220v)

Tutorial – Como montar Fita LED RGB (127/220v)

 

 

30

JUL
    Montando fitas LED RGB

     por Opus LED em tutoriais

    ___________

 

 

Decorar o ambiente é sempre agradável e as fitas de LED tem sido um grande aliado dos decoradores, usado geralmente em sancas de gesso ou para criar climas as fitas tem sido bastante procuradas no mercado, entre elas, as fitas de LED RGB ganham espaço também para criar ambientes coloridos ou até mesmo personalizado com uma cor desejada.

Mas e quando surge a dúvida de como montar a fita, será que posso ligar direto? Posso cortar? Aonde devo cortar? Por isso resolvemos criar um tutorial bem simples e prático para você realizar seus projetos com sucesso sem depender de terceiros.

1 – Reconhecendo seu produto

1    2

As fitas de LED RGB 127/220v da Opus LED acompanha uma braçadeira, dois pinos de contato, uma fonte simples e uma fonte com receptor (para controle RGB Wirelles). A fonte de energia simples faz transições de cores de modo aleatório, já a fonte com receptor te dá a possibilidade de modificar as cores e transições conforme sua vontade.

2 – Cortando a fita

4    5

A fita possui marcadores indicando onde deve ser feito o corte para que não estrague o produto. Com uma tesoura ou estilete, corte de modo que os 3 pinos de conexão fiquem aparentes, mas não para fora do silicone que envolve a fita.

3

3 – Conectando o plug na fita

6

Conecte o plug de conexão na fita de forma que as os pinos  do plug se encostem nos fios de cobre da fita.

7    8

4 – Conectando a fita na fonte de energia

10    9

20

Conecte a fonte de energia nos 4 pinos do plug de ligação e firme o encaixe.

5 – Ligando a luz

21

Agora basta apenas criar seu ambiente como quiser. O controle é vendido separadamente.

11     12

18     16

14     13

6 comentários em “Tutorial – Como montar Fita LED RGB (127/220v)

    1. Opus LED Post author

      Muito Obrigado Daniel, ajude-nos, quando tiver alguma duvida sobre iluminação LED, assim podemos estar sempre por dentro do que nossos leitores precisam. Muito Obrigado e Tenha um ótimo ano!

  1. Rafael Brito

    Olá,
    Tudo bem?
    Atualmente estou finalizando a construção da minha casa e vou iniciar a iluminação da mesma. Em alguns ambientes quero iluminar a sanca com fita de led RGB e também uma iluminação frontal decorativa.
    A dúvida é que essa iluminação toda será utilizada interruptores comuns embutido na parede, que interrompe a corrente do circuito como uma lâmpada e/ou sensores de movimento, a intenção seria ligar e desligar nesse interruptor/sensor e utilizar a controladora da fita e seu controle remoto apenas para alterar as cores e efeitos quando quisesse, contudo gostaria que acendesse na cor branca, e utilizar o controle apenas para alterar, só que hoje recordei-me que todas fitas RGB que utilizei, ao ligar a corrente elétrica a fita liga em modo aleatório e colorido, portanto todas as vezes que eu ligasse teria uma árvore de natal na casa… O que não quero!!
    Pensei em algumas soluções, contudo não se são possíveis e como fazer:
    – Existe alguma controladora de fita já configurada assim?
    – Ou seria possível alterar a configuração da controladora para que ligue em modo branco ao invés do aleatório?
    – Ou só conseguiria fazer essa alteração ligando num Arduíno?

    Ou a única solução seria utilizar duas fitas, uma RGB e outra branca ligada no interruptor.

    Poderia me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *