Índice de proteção (IP)

A proteção de um produto bem projetada é capaz de evitar que pessoas sofram danos físicos, como choque elétrico, ferimentos causados por partes móveis, entre outras; e ainda evita danos ao próprio equipamento, pela penetração de corpos sólidos estranhos ou água, que pode prejudicar o seu funcionamento.

Índice de proteção (IP)

Índice de proteção (IP)

 

 

01

SET
    Grau de proteção

     por Opus LED em informações técnicas

    ___________

 

 

“Uma das principais características construtivas de um equipamento elétrico a ser analisada em um projeto, instalação ou manutenção, como luminárias, painéis, motores, é o grau de proteção. A proteção de um produto bem projetada é capaz de evitar que pessoas sofram danos físicos, como choque elétrico, ferimentos causados por partes móveis, entre outras; e ainda evita danos ao próprio equipamento, pela penetração de corpos sólidos estranhos ou água, que muitas vezes pode prejudicar o seu funcionamento. Esta proteção é definida em duas normas: ABNT NBR IEC 60529 – Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos e ABNT NBR IEC 60034-5 – Graus de proteção proporcionados pelo projeto completo de máquinas elétricas girantes. Essas normas definem métodos de ensaios para verificação do nível de proteção provido por um invólucro contra o acesso às partes perigosas (contato com partes vivas de baixa ou alta tensão e contato com partes mecânicas perigosas), contra a penetração de objetos sólidos estranhos e/ou contra a penetração de água e o sistema de codificação para indicar os graus de proteção providos por um invólucro.

Os invólucros dos equipamentos são designados por uma simbologia que é composta de uma sigla “IP” (Índice de Proteção) seguida de dois numerais, que indicam a conformidade com as condições estabelecidas. Pode se também utilizar letras adicionais e/ou letras suplementares que complementam a designação do equipamento elétrico.”

       | Por Joelmir Zafalon

Proteção contra contato, entrada de corpos sólidos estranhos e água em comutadores (extraído da norma DIN 40050).

 

Estrutura de Código

As classes (ou grau) de proteção são especificadas na forma de duas letras invariáveis IP = International Protection e dois dígitos identificando a classe de proteção.

 

Especificações

Letras do código Primeiro numeral 0 a 6 Segundo numeral 0 a 8
Proteção contra contato e contra a entrada de corpos sólidos estranhos e água. Protege pessoas contra contato com partes ativas durante operação ou assegura que pessoas não possam se aproximar destas peças, também impede contato entre partes móveis ao alcance dos aparelhos (invólucro) e protege os mesmos contra a entrada de corpos sólidos estranhos (proteção contra contato e corpos sólidos estranhos). Grau de proteção contra entrada perigosa de água (proteção de água).

 

Abaixo, podemos ver disposição do código IP

Tabela com graus de proteção (IP)

buy Adobe Acrobat XI

Obs: Onde não for requerida a especificação de um numeral característico, ele deve ser substituído pela letra “X” (“XX” se ambos os numerais, forem omitidos). Letras adicionais e/ou letras suplementares podem ser omitidas sem reposição.